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Conceitos de Designer
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Conceitos de Designer
--------------------------------------------------------------------------------
Bom, visto que erros frequentes estão virando moda
Fiz esse tópico para tentar amenizar ou até dissipar esses erros
Espero que não me levem a mal,
Mas isso se chama Conceitos de Design
__________________________________________________
O que são os conceitos de Design?
São as "gírias" do Design, em geral, não somente gírias, mas nomes e tudo mais
__________________________________________________
Então, vamos lá
SING e SIGN não são a mesma coisa, principalmente se usado propositalmente
As vezes você erra digitando, mas não seja ignorante o suficiente a fazer um erro desse
Claro que muitos não sabem, mas o certo é SIGN, que é abreviação de SIGNATURE
Ou seja, Assinatura ;D
__________________________________________________
Quando alguém fala, que faltou "blendagem", não quer dizer que você vai dar
um Apply Image e colocar em Overlay o Blend, isso não tem nada a vê!
Blendagem quer dizer que você tem que incorporar isso ao resto
Por exemplo, você pôe uma mulher em um lugar escuro
Só que ela está clara, pela render ou pela stock
Você terá que blendar, para ficar como o resto do cenário
Em outras palavras, atribuir o mesmo ao cenário, fazer de tudo para que pareça real
__________________________________________________
Quando alguém fala, que faltou "qualidade", sharpen não vai adiantar, perceba
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso é falta de qualidade, blur é blur, qualidade é qualidade
Não adianta dar sharpen em falta de qualidade, pode melhorar
Mas não vai resolver ;D
__________________________________________________
Outra coisa, sign, avatar, não existem, isso não é de Design
Isso é de fórum, Avatar porquê você coloca no seu Avatar
Sign porquê você põe na sua assinatura,
Irrelevante, JOB é JOB
Existem, as Tags, Tags verticais, LP's (Um job grande)
Manipulação (Pode entrar como LP ou Manipulação), entre outros
E job é qualquer coisa, pode ser uma tag, uma LP, qualquer coisa é JOB
E outra coisa, não existe tamanho para sign, 400x150 é um tamanho
que todos usam, mas não é obrigatório, se eu tiver um 400x120
Ou um 300x150, ou até um 400x80, eu posso usar em minha
Assinatura do mesmo jeito.
Avatar já é algo mais padronizado, porquê tem tamanho máximo.
__________________________________________________
Composição, harmonia, interação...__________________________________________________
Composição, é como você compõe seu job, tudo para um lado e nada para outro
Tudo fora do lugar, poderia arrumar mais os shapes, colocar em uma ligação
Isso tudo pode ser composição
__________________________________________________
Harmonia, é cores, são efeitos, um shape com uma 3D não combina muito, então você tem que fazê-los combinar, com cores, com efeitos, e vários outros quesitos.
__________________________________________________
Interação, é parecer algo jogado, quando você faz algo, tem que fazer aquilo parecer real
Já assistiu filme de 1990? Quando alguém cai no rio? Aquela coisa feia que fica?
Pois é, naquela época não existia tecnologia para uma interação perfeita
Hoje já existe, veja filmes atuais, você TEM que entender o que estou falando
É isso, aquele efeito de parecer real, tudo em volta, parece mesmo que está ali
Um dragão não existe, mas TEM que parecer real, tudo em volta, junto, entende?
;D
__________________________________________________
Foco, é quase óbvio, mas, a principal idéia do foco, é focalizar algo,
Ou seja, se você faz um job, você quer que as pessoas prestem atenção
No que? No principal, geralmente o personagem, a render, sei lá
Então, colocar uma tipografia chamativa e grande, pode TIRAR o foco
Como também colocar muitos efeitos por cima, dificulta a visualização
__________________________________________________
Poluição e Clean, não podia esquecer isso__________________________________________________
Poluição, não é porquê está sujo, ou porquê está no rio tietê
E sim pelos efeitos,
Não é não colocar MUITOS efeitos, e sim saber aplicá-los
Famosas C4Ds geralmente poluem os jobs
Além de deixar confuso o job em geral
Nunca faça algo muito poluído, nunca é apreciado
__________________________________________________
Clean, vem de limpeza, em inglês,
Ou seja, tenha sempre a idéia do contexto de cada personagem
Uma sign clean muitas vezes, pode estar agradável, então não é algo errado
Não é a falta de efeitos, e sim a falta da presença deles, podem estar com baixa
Opacity, Fill, ou até muito "escondidos",__________________________________________________
____________________Saturação, contraste, iluminação______________________________
Saturar é algo essencial, mas nem muito nem pouco, tem que estar equilibrado
Saturar, não sei como falar, mas achei uma imagem perfeita
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A parte clara, falta de saturação, a parte normal está normal, e a parte escura está saturada,
Não adianta saturar tudo, depende do efeito que você quer dar
Algo mais maléfico, acho que ficou fácil para entender
__________________________________________________
Contraste, depende do efeito que você quer dar, perceba a imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Só o guarda-chuva colorido no meio do branco, um contraste, às vezes prejudica, e como disse, dependendo do efeito, é necessário, como algo que você quer focar
Mudança de tonalidades muito fortes, ou cores contrárias, como preto e branco
Podem causar o contraste
__________________________________________________
Iluminação não é um Soft Brush 50px na cabeça da render! Isso não é iluminação
Isso é algo muito mais amplo, eu geralmente uso em um Apply Image
Fill > Render > Lighting Effects
Pra mim isso trabalha o job por completo, evitando partes mal iluminadas
Ou mal focadas, mas vai de cada um.
Porquê a iluminação pode tanto ajudar a focar, quanto dar efeitos ao job
Como um efeito divino, ou algo no meio do nada, sei lá, vai da criatividade
__________________________________________________
Bom, foi o que consegui lembrar, se eu lembrar de mais alguma coisa, eu edito ;D
Espero que não me levem a mal, mas eu sou perfeccionista, e isso as vezes me deixa
Nervoso o bastante para brigar com alguém por causa disso ;D
Qualquer erro, alguém me fala aqui no tópico, que eu mesmo arrumo
Espero que tenham gostado.
Bom, visto que erros frequentes estão virando moda
Fiz esse tópico para tentar amenizar ou até dissipar esses erros
Espero que não me levem a mal,
Mas isso se chama Conceitos de Design
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O que são os conceitos de Design?
São as "gírias" do Design, em geral, não somente gírias, mas nomes e tudo mais
__________________________________________________
Então, vamos lá
SING e SIGN não são a mesma coisa, principalmente se usado propositalmente
As vezes você erra digitando, mas não seja ignorante o suficiente a fazer um erro desse
Claro que muitos não sabem, mas o certo é SIGN, que é abreviação de SIGNATURE
Ou seja, Assinatura ;D
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Quando alguém fala, que faltou "blendagem", não quer dizer que você vai dar
um Apply Image e colocar em Overlay o Blend, isso não tem nada a vê!
Blendagem quer dizer que você tem que incorporar isso ao resto
Por exemplo, você pôe uma mulher em um lugar escuro
Só que ela está clara, pela render ou pela stock
Você terá que blendar, para ficar como o resto do cenário
Em outras palavras, atribuir o mesmo ao cenário, fazer de tudo para que pareça real
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Quando alguém fala, que faltou "qualidade", sharpen não vai adiantar, perceba
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Isso é falta de qualidade, blur é blur, qualidade é qualidade
Não adianta dar sharpen em falta de qualidade, pode melhorar
Mas não vai resolver ;D
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Outra coisa, sign, avatar, não existem, isso não é de Design
Isso é de fórum, Avatar porquê você coloca no seu Avatar
Sign porquê você põe na sua assinatura,
Irrelevante, JOB é JOB
Existem, as Tags, Tags verticais, LP's (Um job grande)
Manipulação (Pode entrar como LP ou Manipulação), entre outros
E job é qualquer coisa, pode ser uma tag, uma LP, qualquer coisa é JOB
E outra coisa, não existe tamanho para sign, 400x150 é um tamanho
que todos usam, mas não é obrigatório, se eu tiver um 400x120
Ou um 300x150, ou até um 400x80, eu posso usar em minha
Assinatura do mesmo jeito.
Avatar já é algo mais padronizado, porquê tem tamanho máximo.
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Composição, harmonia, interação...__________________________________________________
Composição, é como você compõe seu job, tudo para um lado e nada para outro
Tudo fora do lugar, poderia arrumar mais os shapes, colocar em uma ligação
Isso tudo pode ser composição
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Harmonia, é cores, são efeitos, um shape com uma 3D não combina muito, então você tem que fazê-los combinar, com cores, com efeitos, e vários outros quesitos.
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Interação, é parecer algo jogado, quando você faz algo, tem que fazer aquilo parecer real
Já assistiu filme de 1990? Quando alguém cai no rio? Aquela coisa feia que fica?
Pois é, naquela época não existia tecnologia para uma interação perfeita
Hoje já existe, veja filmes atuais, você TEM que entender o que estou falando
É isso, aquele efeito de parecer real, tudo em volta, parece mesmo que está ali
Um dragão não existe, mas TEM que parecer real, tudo em volta, junto, entende?
;D
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Foco, é quase óbvio, mas, a principal idéia do foco, é focalizar algo,
Ou seja, se você faz um job, você quer que as pessoas prestem atenção
No que? No principal, geralmente o personagem, a render, sei lá
Então, colocar uma tipografia chamativa e grande, pode TIRAR o foco
Como também colocar muitos efeitos por cima, dificulta a visualização
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Poluição e Clean, não podia esquecer isso__________________________________________________
Poluição, não é porquê está sujo, ou porquê está no rio tietê
E sim pelos efeitos,
Não é não colocar MUITOS efeitos, e sim saber aplicá-los
Famosas C4Ds geralmente poluem os jobs
Além de deixar confuso o job em geral
Nunca faça algo muito poluído, nunca é apreciado
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Clean, vem de limpeza, em inglês,
Ou seja, tenha sempre a idéia do contexto de cada personagem
Uma sign clean muitas vezes, pode estar agradável, então não é algo errado
Não é a falta de efeitos, e sim a falta da presença deles, podem estar com baixa
Opacity, Fill, ou até muito "escondidos",__________________________________________________
____________________Saturação, contraste, iluminação______________________________
Saturar é algo essencial, mas nem muito nem pouco, tem que estar equilibrado
Saturar, não sei como falar, mas achei uma imagem perfeita
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
A parte clara, falta de saturação, a parte normal está normal, e a parte escura está saturada,
Não adianta saturar tudo, depende do efeito que você quer dar
Algo mais maléfico, acho que ficou fácil para entender
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Contraste, depende do efeito que você quer dar, perceba a imagem
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Só o guarda-chuva colorido no meio do branco, um contraste, às vezes prejudica, e como disse, dependendo do efeito, é necessário, como algo que você quer focar
Mudança de tonalidades muito fortes, ou cores contrárias, como preto e branco
Podem causar o contraste
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Iluminação não é um Soft Brush 50px na cabeça da render! Isso não é iluminação
Isso é algo muito mais amplo, eu geralmente uso em um Apply Image
Fill > Render > Lighting Effects
Pra mim isso trabalha o job por completo, evitando partes mal iluminadas
Ou mal focadas, mas vai de cada um.
Porquê a iluminação pode tanto ajudar a focar, quanto dar efeitos ao job
Como um efeito divino, ou algo no meio do nada, sei lá, vai da criatividade
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Bom, foi o que consegui lembrar, se eu lembrar de mais alguma coisa, eu edito ;D
Espero que não me levem a mal, mas eu sou perfeccionista, e isso as vezes me deixa
Nervoso o bastante para brigar com alguém por causa disso ;D
Qualquer erro, alguém me fala aqui no tópico, que eu mesmo arrumo
Espero que tenham gostado.
Mercenario~*- Designer
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Data de inscrição : 24/07/2010
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